No Brasil, comemora-se o Dia do Folclore em 22 de agosto. A data foi criada em 1965 para preservar nossas lendas e tradições.
O folclore nada mais é do que o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. Ele pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. Dessa forma, conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo e parte de sua história.A palavra “folclore” surgiu a partir dos termos “folk” - que, em inglês, significa “povo” – e “lore” – que quer dizer “conhecimento”. Assim, “folk + lore” (folklore) é o mesmo que”conhecimento popular”. O termo foi criado por William John Thoms (1803-1885), um pesquisador da cultura europeia que, em 22 de agosto de 1846, publicou um artigo intitulado “Folk-lore”. No Brasil, após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se apenas ”folclore”.
O folclore brasileiro é um dos mais ricos do mundo e se formou ao longo dos anos principalmente por índios, brancos e negros. São muitas as nossas e personagens: Saci, Boitatá, Curupira entre outros. Conheça um pouco mais sobre as nossas lendas clicando nos links abaixo.
- Folclore
- Boitatá
- Boto
- Saci-Pererê
- Mula-Sem-Cabeça
- Lobisomem
- Mãe D’Água
- Negrinho do Pastoreio
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras
A principal regra do nosso Site é o RESPEITO. Por favor, na hora de comentar, por exemplo, não xinguem ou destratem . Se não gosta do Site, simplesmente não entre! Você não é obrigado(a) a ler. Mas é claro que pode deixar suas opiniões, incluindo as reclamações, mas com modos.
Não Fazer publicidade
Não fica comentando e colocando link do blog,
Sejam Bem vindo ao Site obrigado por visita Volte sempre